O polietileno (PE) é um dos plásticos mais utilizados, principalmente entre os termoplásticos, que são plásticos que se deformam com o calor. A temperatura de deformação do polietileno é de 110 a 115oC.
Há cinco diferentes variações do polietileno: polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno linear de baixa densidade (PELBD), polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) e polietileno de ultrabaixa densidade (PEUBD). Todos esses tipos de polietileno podem ser reciclados e comercializados como material recuperado.
O polietileno possui propriedades singulares: alta flexibilidade, resistência ao impacto e estabilidade química e excelente soldabilidade.
O polietileno constitui uma parcela significativa do total de termoplásticos consumidos no Brasil. Os brasileiros consomem, em média, mais de 11 kg de polietileno por ano, principalmente por meio de embalagens.
O polietileno tem diversas aplicações. Uma das principais é a indústria de embalagens flexíveis que representa cerca de 75% de todo o PEBD consumido no Brasil. A indústria de alimentos é a maior consumidora de embalagens flexíveis: consome mais de 30% do total dessas embalagens.
O setor de embalagens flexíveis absorve cerca de 75% de toda a demanda nacional pelo polímero. A indústria de alimentos é responsável pelo maior consumo.
Tanto no Brasil como no restante do mundo, os principais derivados do polietileno são o PEAD, o PEBD e o PELBD. O consumo de PEAD e PEBD é muito superior ao consumo de PELBD.
Vejamos algumas aplicações desses três tipos de polietileno:
PEAD
O polietileno de alta densidade pode ser processado e moldado por sopro, extrusão e injeção. Estes são os principais produtos obtidos: bandejas, banheiras infantis, bacias, brinquedos, jarros de água, tampas de garrafa, caixas engradados, frascos de embalagens, como produtos de limpeza, sacolas de supermercado.
PEBD
O polietileno de baixa densidade pode ser processado por extrusão, sopro e injeção. O PEBD é muito utilizado para produzir embalagens industriais e agrícolas, embalagens para produtos farmacêuticos e hospitalares, sacos diversos, brinquedos e utensílios domésticos. O PEBD é também utilizado para revestir tubos e para produzir mangueiras de jardim.
PELBD
O polietileno linear de baixa densidade possui elevada capacidade de selar a quente. Em alguns casos, é utilizado em embalagens de alimentos para substituir o PEBD. É utilizado em filmes industriais, fraldas descartáveis e absorventes, brinquedos, artigos farmacêuticos, revestimentos de cabos, plástico bolha, utensílios domésticos e tampas diversas.
EDG Embalagens
A EDG Embalagens produz embalagens plásticas flexíveis (sacos, sacolas, bobinas plásticas, etc.). A empresa atende empresas de todos os portes e oferece produtos de altíssima qualidade e os preços mais competitivos do mercado. A EDG Embalagens fornece sacolas plásticas personalizadas a diversos estabelecimentos comerciais: supermercados, padarias, lojas, magazines, farmácias, etc. Sacolas plásticas são resistentes, práticas e muito mais econômicas que embalagens de outros tipos de matéria-prima. Além disso, graças ao fato de serem compactas, não ocupam muito espaço do estoque de uma loja, supermercado ou qualquer outro tipo de estabelecimento comercial. As sacolas plásticas ajudam a conservar alimentos e a proteger roupas. Tanto o material como o modelo escolhido para a sacola plástica dependem de como será utilizada.
Todas as embalagens plásticas produzidas pela EDG Embalagens podem ser lisas ou personalizadas. A empresa faz impressão flexográfica e trabalha com polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP), polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) e polietileno verde. O polietileno verde é proveniente do etanol da cana de açúcar. O plástico produzido por meio desse material é também denominado bioplástico.
A EDG Embalagens produz sacos plásticos, sacolas plásticas e bobinas lisas e personalizadas em até quatro (4) cores – frente ou frente e verso. O cliente pode escolher as cores e os tamanhos.
A EDG Embalagens também produz sacolas plásticas. Estas podem ser muito versáteis, práticas e econômicas. A sacola plástica pode ser fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD) ou polietileno de baixa densidade (PEBD). A empresa produz sacolas plásticas personalizadas ou sacolas plásticas lisas. Dependendo da impressão, é possível imprimir de uma (1) a quatro (4) cores em impressão flexográfica.
A EDG Embalagens oferece diversos modelos e tamanhos, como sacola alça cadeado, sacola camiseta e saco alça vazada (boca de palhaço triste). Todos os modelos podem ser personalizados ou lisos.
Estabelecida no Rio de Janeiro, a EDG Embalagens utiliza materiais de qualidade, equipamentos modernos e técnicos especializados.