Neste blog, explicaremos as principais diferenças entre o polipropileno e o polietileno, as principais características e os usos e aplicações desses dois tipos de plástico.
O plástico polipropileno
Polipropileno (PP) ou polipropeno é um termoplástico – um plástico (polímero artificial) que pode ser conformado e moldado e reciclado– derivado do propeno. O polipropileno pode ser identificado em materiais por meio do símbolo triangular de reciclável, com um número cinco (5) por dentro e as letras PP por baixo.
O plástico polipropileno é um tipo de plástico claro e transparente. O polipropileno não tolera temperaturas abaixo de zero. Se exposto a uma temperatura abaixo de zero, pode até romper. Portanto, não é o tipo de embalagem que deve ser utilizada para produtos congelados. O plástico polipropileno é ideal para produtos que devem ser visíveis ao consumidor mesmo estando embalados.
Vejamos as principais características do polipropileno: baixo custo, elevada resistência química, fácil moldagem, fácil coloração, atóxico, baixa absorção de umidade, boa resistência ao impacto, em ambientes com temperatura acima de 15oC, entre outras.
Aplicações do polipropileno: embalagens flexíveis, sacos e filmes para grãos e fertilizantes, brinquedos, copos plásticos, cadeiras plásticas, embalagens e recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, tampas, carpetes, seringas de injeção, material hospital esterilizável, autopeças, peças para máquinas de lavar, cabos para ferramentas manuais, etc.
O plástico polietileno
O polietileno (PE) ou polieteno é quimicamente o polímero mais simples. É um dos tipos de plástico mais comuns. É quimicamente inerte e é obtido pela polimerização do etileno.
O plástico polietileno não é tão transparente como o polipropileno, mas é resistente a baixas temperaturas. Portanto, é o tipo de plástico que deve ser utilizado para embalar produtos que serão congelados ou até mesmo gelo. O polietileno é superior ao polipropileno em outro aspecto: é mais facilmente soldado. Isso permite que seja utilizado para embalar líquidos ou produtos pesados.
Os polietilenos podem ser classificados em:
- Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
Características: resistente a altas temperaturas, alta resistência à tensão, baixa densidade em comparação com metais, impermeável, inerte ao conteúdo, baixa reatividade, atóxico e pouca estabilidade dimensional.
Aplicações: sacolas para supermercados, caixotes para peixes, cervejas e refrigerantes, frascos para shampoo e detergentes, frascos para sorvetes, azeites e pintura, tubulação para telefonia, gás, água potável e uso sanitário, etc.
- Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
Características: atóxico, flexível, leve, transparente, inerte ao conteúdo, impermeável, pouca estabilidade dimensional, processamento fácil, baixo custo.
Aplicações: sacolas (lojas e magazines), sacos para diversos fins, embalagem automática de alimentos e produtos industriais (leite, água, plásticos), garrafas térmicas, frascos de alimentos, medicamentos e cosméticos, mangueiras para água, etc.
O polietileno é um material translúcido. Ele pode ser modificado por meio de três procedimentos comuns:
1. Extrusão
2. Injeção
3. Sopro
O Brasil foi o primeiro país a desenvolver o polietileno verde ou renovável, que é obtido da cana-de-açúcar.
EDG Embalagens
A EDG Embalagens produz embalagens plásticas flexíveis da mais alta qualidade. A empresa atende os diversos setores do mercado e empresas de pequeno, médio e grande porte. A EDG Embalagens visa a oferecer produtos modernos a custos reduzidos. Para fazê-lo, utiliza as mais novas tecnologias disponíveis no mercado. Por se preocupar com o Meio Ambiente, a EDG Embalagens busca utilizar fontes de matérias-primas eco-amigáveis.
As sacolas plásticas produzidas pela EDG Embalagens podem ser fabricadas em polietileno de alta densidade (PEAD) ou polietileno de baixa densidade (PEBD). A empresa produz tanto sacolas plásticas personalizadas como sacolas plásticas lisas.
Os sacos plásticos produzidos pela EDG Embalagens são fabricados em diversos tamanhos, espessuras e cores. A empresa produz sacos plásticos transparentes, coloridos ou lisos. A EDG Embalagens também produz sacos plásticos personalizados.
Os sacos plásticos podem ser fabricados em diversas matérias-primas: polipropileno, polietileno de alta densidade (PEAD) ou polietileno de baixa densidade (PEBD). Os sacos de polietileno de alta densidade são foscos. Já os de baixa densidade são transparentes e com brilho. Sacos de polipropileno são mais transparentes e possuem mais brilho do que os de baixa densidade.
Há a opção de embalagens de Pebd/Pead fabricadas com polietileno verde feito a partir da cana de açúcar.